A LENDA DO CAFÉ
Não há evidência real sobre a descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem.
Uma das mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.
O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.
Pastor Kaldi e suas cabras
Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen.
AS ESPÉCIES DE CAFÉ.
Existem diferentes espécies de café cultivadas mundialmente, sendo que duas delas são as mais apreciadas: Coffea Arábica (Café Arábica) e a Coffea Canephora (Café Robusta).
ARÁBICA: Ela representa ¾ da produção mundial e é o café mais apreciado, por ser de melhor qualidade, mais fino e requintado, perfumados, doces, plenos. Sensível ao calor e á humidade, a Arábica cresce em altitudes superiores a 400 metros. A altitude garante a qualidade e o sabor do café.
Características:
Aromática: Intenso
Sabor: Diversos sabores, grande variedade de nuances
Cor dos grãos: Esverdeado
Acidez: Alta
Cafeína: 0,9% a 1,7%
ROBUSTA: Mais resistente ao calor e parasitas, cresce em altitudes abaixo de 400 metros, o que favorece o cultivo e acesso. Originaria da Africa Central, é cultivada em regiões tropicais, possui um trato rude, não tendo variação do sabores e nem é refinado, sendo um café com gosto único, típico dele proprio. Contém mais solidos soluveis, por conta disso é utilizado com bastante intensidade nos cafés solúveis. É considerado um café ásperos, adstringentes, pouco perfumados, mais amargos e maior tintura.
Características:
Aromática: Suave
Sabor: Característico único
Cor dos grãos: Marrom pronunciado
Acidez: Baixa
Cafeína: 1,6% a 2,8%
Posteriomente falaremos mais sobre as diferentes categorias no mercado, como degustar o café e os estilos de apreciação.