Quiche Lorraine

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Quiche Lorraine é uma receita clássica francesa da região de Lorraine. Na verdade, quando esta quiche foi criada por volta do séc. 16, esta área pertencia à Alemanha e, nas sucessivas guerras, ficou alternando entre a Alemanha e a Franca. Hoje esta região é francesa, mas ainda se pode sentir bastante as influências alemãs.

Pela sua versatilidade, simplicidade e historia, virou um prato embaixador desta região deixando-a mundialmente famosa.

Massa filó (mais ou menos 6 folhas)
Manteiga derretida para untar
1 alho-poró fatiado finamente
1 punhado de bacon em cubinhos
1 pimenta dedo-de-moca picada (se quiser, retire as sementes para menos picancia)
3 ovos (de preferência aos ovos organicos, pois tendem a ter um sabor muito mais intenso)
¾ de uma xícara de leite integral
1 colher de sopa de ricota cremosa
100 g de queijo gruyère ralado (tente sempre ralar o seu próprio queijo pouco tempo antes de usar, assim você terá certeza da sua qualidade, e ele não terá tempo de ressecar)
100 g de queijo parmesão ralado
Salsinha crespa picada na hora
Noz-moscada
Raminhos de tominho

Modo de Preparo

De preferência, utilize para essa receita, uma forma desmontável, seu formato fica a seu critério, mas o fundo removível ira facilitar muito a sua vida, acredite em mim!
Unte primeiramente a forma inteira com a manteiga derretida, em seguida, pincele também as folhas de massa filo e deite-as uma por cima da outra forrando a forma por inteira Pressione levemente os excessos de massa nos lados e crie uma borda de crosta alta em volta da forma. Forre tudo com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 10 min. para pré-assar e ficar levemente crocante.
Em uma frigideira quente coloque um fio de azeite e doure primeiro o bacon e depois acrescente o alho-poró e a pimenta. Enquanto isso quebre em uma vasilha os ovos e misture levemente. Adicione agora o leite, a ricota cremosa, os dois tipos de queijos ralados, salsinha picada e um toque de noz-moscada. Misture.
Retire a massa do forno e recheie com bacon dourado com alho-poró, cubra tudo com o creme de ovos e queijo e, na última camada, queijo parmesão para uma gratinada final. Por cima de tudo deite alguns raminhos de tominho e leve novamente ao forno, na mesma temperatura, por uns 30 min. até o queijo se derreter, o creme cozer e a massa ficar bem crocante. O tradicional é servir com uma salada verde e bom apetite!
Dica. A Quiche Lorraine, deve ser comida no mesmo dia de sua preparação para garantir que a crosta fique crocante. Ela está no seu apogeu quando morna!

Fonte: http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-141.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Sonho se Faz na Cozinha Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino