Crème Brûlée

sábado, 7 de agosto de 2010


A sobremesa Crème Brûlée, que quer dizer creme queimado, é a mistura de creme e ovos que existe desde a Idade Média. Como muitas receitas, sua origem é disputada entre a Inglaterra e a Espanha. Mas a verdade é que foram os franceses no séc. 19 que deixaram esta sobremesa mundialmente famosa. É uma delicia comê-la, pois tem uma linda e doce crosta dourada por cima e, ao quebrá-la, se encontra um creme fabuloso por baixo.


300 g de nata
100 g de creme de leite
1 fava de baunilha (esta é uma receita na qual a perfeição se encontra na sua simplicidade e qualidade de ingredientes, então uma fava de baunilha aqui fará uma enorme diferença, mas se, por qualquer motivo, não a utilizar, pode ser substituída por essência de baunilha)
6 gemas (dê preferência as de galinha orgânica, são bem mais ricas e saborosas)
3 colheres de açúcar branco
Açúcar branco e açúcar integral para finalizar

Modo de Preparo

O Crème Brûlée é uma das sobremesas francesas mais conhecidas, por ter uma deliciosa e doce crosta dourada por cima e, ao quebrá-la, se encontra um creme fabuloso por baixo.
Para o creme, coloque em uma panela a nata e creme de leite. Abra a fava de baunilha em metade e raspe suas sementes deitando tudo dentro da panela.
Leve ao fogo baixo até quase ferver. Desligue e deixe descansar um pouco para que o aroma e sabor da baunilha realmente penetrem no creme.
Em uma vasilha coloque as gemas e o açúcar e, com uma batedeira, bata até obter um creme mais consistente e de cor mais clara. Aos poucos vá adicionando o creme cozido com baunilha, mas cuidado para que não esteja muito quente e acrescente pouco a pouco para não cozer as gemas. Em seguida, distribua por potinhos individuais que possam ir ao fornoo. Em uma forma grande coloque um pouco de água, somente o suficiente para que o creme brûlée cozinhe em banho-maria, mas cuidado para não encher demais para que a água não entre dentro deles. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno a 100°C (mais que isso corre o risco de aquecê-los demais e de torná-los em, praticamente, ovos mexidos) para que assem lentamente por 40 min. Após retirar do forno, deixe esfriar, cubra com uma folha de papel filme e leve a geladeira por umas 4 horas ou mais.
Ao retirar da geladeira o creme estará bem firme e perfeito para finalizar a sobremesa. Polvilhe por cima de cada porção, passando primeiramente por uma peneira fina, ½ colher de sopa de açúcar branco e ½ de açúcar integral. Limpe as bordas e coloque os potinhos novamente em uma forma. Desta vez sem água e sim com cubos de gelo, pois o creme já cozinhou até seu ponto certo, o gelo manterá a temperatura dele baixa para não cozer novamente e dará a oportunidade ao açúcar de caramelizar e formar aquela deliciosa crostinha crocante. Leve ao forno em temperatura máxima com dourador, mas fique de olho, pois o açúcar carameliza rapidamente. Se você tiver um maçarico, será bem mais prático, em vez de levar ao forno, caramelize o açúcar com uma chama bem quente. Sirva em seguida essa linda delicia francesa e desfrute de cada colherada dessa sobremesa preparada para os deuses.
Fonte: http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-139.htm

0 comentários:

Postar um comentário

Sonho se Faz na Cozinha Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino