Crepe de Banana

segunda-feira, 23 de agosto de 2010


Essa receita aprendi no Cozinha Brasil realizado pelo SESI no campus da Ufal- Maceió. Adorei e ainda modifiquei algumas coisas como recheio de maçã. Mas vou deixar a receita original e vocês podem criar e re-criar à vontade.

Ingredientes:

3 Bananas nanicas
1 Ovo
1/2 xícara (chá) leite
6 Colheres de açúcar (sopa)
9 Colheres de farinha de trigo c/ fermento
1 Colher de óleo (sopa)
Açúcar p/ polvilhar.

Modo de Preparo:

Amasse as bananas e misture todos os ingredientes, fazendo uma massa consistente. Unte a frigideira com óleo ( fiz uma substição do óleo pela manteiga, coloco a mesma quantidade de como é feita a panqueca, ou seja, apenas para untar). Frite a massa em porções de formato arredondado, dourando dos dois lados. Sirva com açúcar polvilhado.


  • Custo Unitário: R$ 0,09
  • Rendimento: 8 porções/ 16 crepes
  • Tempo de Preparo: 30 min.
  • Valor Calórico da Porção: 231,03 kcal
  • Custo Total: R$ 0,79

DICA: Se desejar, acrescente canela em pó.


Fonte: Programa SESI Cozinha Brasil.

Torta Gelada de Sorvete


Vi essa receita no Heaven's Kitchen e achei maravilhosa....fiz e amei!

1 pacote de biscoito chocooky (pode usar outro biscoito de chocolate de sua preferência, escolhi esse, pois tem algumas gotinhas de chocolate dentro e dá um toque especial; se quiser fazer uma torta maior, utilize 2 pacotes, para cada pacote de bolachas vai 1 copo de Nutella)
1 copo de Nutella levemente aquecido
600 g de chocolate amargo picado
600 ml de creme de leite
2 doses de whisky
Sorvete de sua escolha

Em um processador triture os biscoitos até ficarem bem esfarelados. Acrescente a Nutella aquecida para ligar e misture bem. Transfira para uma forma desmontável e pressione a massa bem pela base toda, garantindo uma crosta de torta bem crocante. Agora leve ao freezer para ficar bem firme e, enquanto isso, prepare um ganache de chocolate bem espesso. Para isso sempre use a mesma quantidade de chocolate e creme de leite.
Em uma panela, misture o chocolate amargo picado em pedaços pequenos e o creme de leite, leve ao fogo brando* e fique misturando até se transformar em uma calda homogenia. Uma boa dica para cortar aquele adocicado enjoativo de uma sobremesa, é colocar um toque de álcool, em forma de whisky ou conhaque segundo a sua preferência, essa é a hora de acrescentar as 2 doses ao ganache. Agora deixe arrefecer por um tempo e já pode começar na montagem.
Em cima da crosta de biscoito faça uma camada de sorvete e leve novamente ao freezer para que o sorvete endureça um pouco. Uma vez que endureceu a camada de sorve, pode fazer a última camada com uma generosa quantidade do ganache de chocolate (importante é que ele já esteja na temperatura ambiente, se não ele vai derreter o seu sorvete e estragar a sobremesa). A seguir, cubra com plástico filme e leve-o novamente ao freezer para endurecer por uns 30 min. Antes de servir coloque por cima alguns suspiros, cerejas e chocolatinhos, o que você achar mais decorativo e gostoso. Bom apetite ao degustar essa belíssima torta gelada e gostosa, do jeito que deve ser!

Site da receita: http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-284.htm

Quiche Lorraine

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Quiche Lorraine é uma receita clássica francesa da região de Lorraine. Na verdade, quando esta quiche foi criada por volta do séc. 16, esta área pertencia à Alemanha e, nas sucessivas guerras, ficou alternando entre a Alemanha e a Franca. Hoje esta região é francesa, mas ainda se pode sentir bastante as influências alemãs.

Pela sua versatilidade, simplicidade e historia, virou um prato embaixador desta região deixando-a mundialmente famosa.

Massa filó (mais ou menos 6 folhas)
Manteiga derretida para untar
1 alho-poró fatiado finamente
1 punhado de bacon em cubinhos
1 pimenta dedo-de-moca picada (se quiser, retire as sementes para menos picancia)
3 ovos (de preferência aos ovos organicos, pois tendem a ter um sabor muito mais intenso)
¾ de uma xícara de leite integral
1 colher de sopa de ricota cremosa
100 g de queijo gruyère ralado (tente sempre ralar o seu próprio queijo pouco tempo antes de usar, assim você terá certeza da sua qualidade, e ele não terá tempo de ressecar)
100 g de queijo parmesão ralado
Salsinha crespa picada na hora
Noz-moscada
Raminhos de tominho

Modo de Preparo

De preferência, utilize para essa receita, uma forma desmontável, seu formato fica a seu critério, mas o fundo removível ira facilitar muito a sua vida, acredite em mim!
Unte primeiramente a forma inteira com a manteiga derretida, em seguida, pincele também as folhas de massa filo e deite-as uma por cima da outra forrando a forma por inteira Pressione levemente os excessos de massa nos lados e crie uma borda de crosta alta em volta da forma. Forre tudo com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uns 10 min. para pré-assar e ficar levemente crocante.
Em uma frigideira quente coloque um fio de azeite e doure primeiro o bacon e depois acrescente o alho-poró e a pimenta. Enquanto isso quebre em uma vasilha os ovos e misture levemente. Adicione agora o leite, a ricota cremosa, os dois tipos de queijos ralados, salsinha picada e um toque de noz-moscada. Misture.
Retire a massa do forno e recheie com bacon dourado com alho-poró, cubra tudo com o creme de ovos e queijo e, na última camada, queijo parmesão para uma gratinada final. Por cima de tudo deite alguns raminhos de tominho e leve novamente ao forno, na mesma temperatura, por uns 30 min. até o queijo se derreter, o creme cozer e a massa ficar bem crocante. O tradicional é servir com uma salada verde e bom apetite!
Dica. A Quiche Lorraine, deve ser comida no mesmo dia de sua preparação para garantir que a crosta fique crocante. Ela está no seu apogeu quando morna!

Fonte: http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-141.htm

Escondidinho

quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Receita rápida para servir as visitas de última hora.

500 gr de carne seca


1 kg de mandioca

1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)

quanto baste de cheiro-verde

1 copo(s) de requeijão

quanto baste de Azeite

quanto baste de leite

quanto baste de manteiga Mococa

quanto baste de sal


Modo de preparo

De véspera coloque a carne seca de molho e vá trocando a água para tirar o sal. Cozinhe a carne seca e depois de cozida, retire a gordura e desfie em pedaços médios, reserve. cozinhe a mandioca até que fique bem macia. Faça um purê com pouco leite (para ressaltar o gosto da mandioca), manteiga e sal. Em uma panela, refogue a cebola no azeite. Adicione a carne seca e a salsa e cebolinha, deixe apurar um pouco. Em um pirex coloque o purê de aipim, por cima a carne seca e cubra com um copo de requeijão. Leve ao forno quente rapidamente para derreter o requeijão.

Para quem não gosta de carne, pode-se colocar camarão, que fica uma delicia.

Bolinhos de chuva


Receita fácil de fazer e que as crianças amam!!! Quem nunca experimentou é sinal de que não teve infância.

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de amido de milho
1/2 xícara de leite
2 ovos
4 colheres de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

1.Bata o açúcar com os ovos e junte os demais ingredientes, em uma panela esquente o óleo e frite às colheradas em fogo baixo
2.Depois de frito passe os bolinhos em açúcar com canela

Dica - Os Benefícios do Vinho

terça-feira, 10 de agosto de 2010


O vinho vem a nos oferecer mais benéficios do que o esperado.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA. De acordo com a publicação da revista Ciêncie & Vida - Psique.
"Descobriram um mecanismo molecular que pode ajudar a explicar o efeito protetor do revesratrol. Que é um composto encontrado na casca e nas sementes das uvas e associados aos benéficios cardivasculares do vinho tinto. Em outras palavras, o consumo regular e moderado de vinho tinto pode proteger o cerébro de danos associados ao derrame."



Por Anderson Fernandes.

Fonte: Revista Psique (Ciência & Vida), edição 55, pág. 16.

Coquetel de Frutas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010



Ingredientes:

1 lata de leite condensado

120 ml de suco concentrado de maracujá

100 ml de suco concentrado de goiaba

2 colheres (sopa) de groselha

5 pedras de gelo.



Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata. Vá provando e acrescentando os ingredientes (mais suco, mais groselha) de acordo com o seu paladar.



Fonte: http://www.tudook.com/receitasespeciais/coquetel_de_frutas_hiper_facil.html

Crème Brûlée

sábado, 7 de agosto de 2010


A sobremesa Crème Brûlée, que quer dizer creme queimado, é a mistura de creme e ovos que existe desde a Idade Média. Como muitas receitas, sua origem é disputada entre a Inglaterra e a Espanha. Mas a verdade é que foram os franceses no séc. 19 que deixaram esta sobremesa mundialmente famosa. É uma delicia comê-la, pois tem uma linda e doce crosta dourada por cima e, ao quebrá-la, se encontra um creme fabuloso por baixo.


300 g de nata
100 g de creme de leite
1 fava de baunilha (esta é uma receita na qual a perfeição se encontra na sua simplicidade e qualidade de ingredientes, então uma fava de baunilha aqui fará uma enorme diferença, mas se, por qualquer motivo, não a utilizar, pode ser substituída por essência de baunilha)
6 gemas (dê preferência as de galinha orgânica, são bem mais ricas e saborosas)
3 colheres de açúcar branco
Açúcar branco e açúcar integral para finalizar

Modo de Preparo

O Crème Brûlée é uma das sobremesas francesas mais conhecidas, por ter uma deliciosa e doce crosta dourada por cima e, ao quebrá-la, se encontra um creme fabuloso por baixo.
Para o creme, coloque em uma panela a nata e creme de leite. Abra a fava de baunilha em metade e raspe suas sementes deitando tudo dentro da panela.
Leve ao fogo baixo até quase ferver. Desligue e deixe descansar um pouco para que o aroma e sabor da baunilha realmente penetrem no creme.
Em uma vasilha coloque as gemas e o açúcar e, com uma batedeira, bata até obter um creme mais consistente e de cor mais clara. Aos poucos vá adicionando o creme cozido com baunilha, mas cuidado para que não esteja muito quente e acrescente pouco a pouco para não cozer as gemas. Em seguida, distribua por potinhos individuais que possam ir ao fornoo. Em uma forma grande coloque um pouco de água, somente o suficiente para que o creme brûlée cozinhe em banho-maria, mas cuidado para não encher demais para que a água não entre dentro deles. Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno a 100°C (mais que isso corre o risco de aquecê-los demais e de torná-los em, praticamente, ovos mexidos) para que assem lentamente por 40 min. Após retirar do forno, deixe esfriar, cubra com uma folha de papel filme e leve a geladeira por umas 4 horas ou mais.
Ao retirar da geladeira o creme estará bem firme e perfeito para finalizar a sobremesa. Polvilhe por cima de cada porção, passando primeiramente por uma peneira fina, ½ colher de sopa de açúcar branco e ½ de açúcar integral. Limpe as bordas e coloque os potinhos novamente em uma forma. Desta vez sem água e sim com cubos de gelo, pois o creme já cozinhou até seu ponto certo, o gelo manterá a temperatura dele baixa para não cozer novamente e dará a oportunidade ao açúcar de caramelizar e formar aquela deliciosa crostinha crocante. Leve ao forno em temperatura máxima com dourador, mas fique de olho, pois o açúcar carameliza rapidamente. Se você tiver um maçarico, será bem mais prático, em vez de levar ao forno, caramelize o açúcar com uma chama bem quente. Sirva em seguida essa linda delicia francesa e desfrute de cada colherada dessa sobremesa preparada para os deuses.
Fonte: http://www.heavenskitchen.com.br/heavens-detalhesreceita-139.htm

Petit Gâteau apimentado


Ingredientes:


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 ovos
4 gemas
1 pimenta dedo-de-moça sem sementes, picada
1 xícara (chá) de chocolate em pó
manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar
chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparar:

Em um recipiente, misture o leite condensado com o creme de leite, os ovos, as gemas e a pimenta. Peneire o chocolate em pó e junte delicadamente à massa. Distribua em 18 forminhas individuais (8 cm de diâmetro), untadas e polvilhadas, e leve ao forno ( médio)preaquecido, por cerca de 12 minutos. Desenforme, polvilhe com o chocolate em pó e sirva ainda quente.
( Fonte: Revista Nestlé)

Petit Gâteau Tradicional

Foto ilustrativa

Ingredientes


250g de chocolate amargo (70%) derretido e morno
10 gemas passadas pela peneira
05 claras
150g de açúcar refinado
100g de farinha de trigo
250g de manteiga derretida
02 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes e empregar em forminhas próprias untadas e enfarinhadas
Assar em forno pré-aquecido a 300 C por aproximadamente 12 minutos
Servir quente acompanhado de sorvete ou creme inglês.

Curiosidade:
Petit gâteau (pronuncia-se petí gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais um forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba, tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas.

Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.
A denominação "petit gâteau" é claramente fabricada e provavelmente de origem norte-americana, dado que em francês significa de modo genérico qualquer "pequeno bolo" e portanto não faria sentido aplicar a um doce específico. Ela é desconhecida na França, até porque gâteau também tem a conotação de biscoito. Entretanto a composição do bolo pode remeter a uma origem francesa já que lembra os populares tarte au chocolat e, principalmente, o fondant ou moelleux de chocolat.

Mokinha


Mokinha

Ingredientes:

13 xícaras de leite
3 colheres de chocolate em pó
6 colheres de café forte
2 colheres de creme de leite
5 colheres de açúcar
2 colheres de conhaque

Modo de Preparo:

Ferva o leite com o chocolate em pó.
Retire do fogo e junte o café, o açúcar e o creme de leite.
Mexa bem, acrescente o conhaque e sirva em xícaras.

Café II

Quando vamos ao supermercado, nos deparamos com uma variedade de cafés nas prateleiras. Fica até difícil saber quais as diferenças para quem não tem noção sobre o assunto. Bem, vou tentar colocar aqui um pouquinho sobre o assunto, e espero que ajudem na sua escolha.


Os cafés são agrupados por categorias:

CATEGORIAS DE QUALIDADE:

Cafés Gourmet: É produzido com 100% de grãos arábica (ver Café 18 de julho de 2010);

Café Premium: É produzido com 80 % de grãos do tipo Arábica e 20 % de grãos Conillon ou Roubusta (superior e inferior respectivamente);

Cafés tradicionais com selo de qualidade: São os cafés sem impurezas (milho, palha, etc.)

Cafés especiais: produzido com 100% dos grãos de café arábica e com o controle de sua origem, tipo exportação e certificação internacional.

CATEGORIA DE PRODUTO:

Cafés tradicionais: Não há regras para qualidade do grão

Cafés funcionais: São os Orgânicos, enriquecidos, os cafés descafeinados, etc.

Cafés inovadores: Cappucinos, Shakes, Café com leite, enlatados, gelados, etc.

Sonho se Faz na Cozinha Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino