Quantidade certa de alimentos e bebidas evita o desperdício da ceia

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Aprenda a calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas para as suas festas de fim de ano.



Sabe qual é a preocupação número um de quem vai receber os convidados para a ceia de Natal? Para a comerciante Vanessa Bernardes, o mais difícil saber o que fazer para o cardápio.
Se é o seu caso também, aqui vão algumas dicas.
Na hora das compras, pense em um prato de entrada, para servir já na chegada dos convidados. A sugestão é o patê. São três colheres de sopa por pessoa.
Para o prato principal, as opções de carne mais comuns são: peru, chester, tender e pernil. Como são vendidas em peças que pesam entre dois e quatro quilos, tem de levar em consideração que serve por volta de 10 pessoas. Se você optar por comprar por quilo, calcule mais ou menos 250 gramas para cada pessoa.
Os acompanhamentos. O arroz não pode faltar. Um copo americano cheio rende o suficiente para quatro pessoas. Para a farofa, calcule quatro colheres de sopa por convidado. Uma travessa grande de salada serve até 20 pessoas.

A parte mais difícil talvez seja calcular a quantidade de bebidas. Ajuda muito se você souber a preferência de cada convidado. Por ser uma ceia com a família fica até fácil saber isso.
A quantidade de opções de bebidas influencia no cálculo. Então vamos imaginar que você vá oferecer quatro tipos de bebidas.
Faça o seguinte cálculo: uma garrafa de vinho serve seis pessoas. Uma garrafa de cerveja serve duas. Uma de espumante para até três convidados. Já se você incluir whisky, uma garrafa é o suficiente para 15 pessoas. Quem organiza festas faz esse cálculo em cima do total de convidados, independente do gosto de cada um.
Na hora de planejar as sobremesas, as frutas são indispensáveis.
“A nectarina, o pêssego, a ameixinha nacional, são frutas que aparecem mais no mercado nessa época do ano. Eu acredito que, calculando aí umas três peças por pessoa”, explica a dona do buffet.
Docinhos também podem fazer sucesso na ceia de Natal. Em uma confeitaria, a sugestão aos clientes é calcular para cada convidado três unidades de doces. Peça ajuda ao atendente para calcular a quantidade de castanhas e frutas secas. Use como referência a seguinte medida: 150 gramas por pessoa.
Para o panetone não existe consenso. Você pode até passar da conta e não faz mal sobrar.
Se prepare: assim como um convidado pode faltar, também pode aparecer quem não estava previsto. Sabe qual é a dica? “É estar preparado de 20% a 30% a mais do número total de convidados. Sempre dá certo”, conta a dona de buffet Luciane Alves Gomes.
Aprenda a fazer uma farofa especial para a ceia
Farofa de gala
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de alho
- 1 xícara de nozes sem a casca
- 1 xícara de passas
- 1 xícara de damasco
- 1/2 xícara de cebola picadinha
- 1 xícara de azeitona
- 1 xícara de bacon em cubos
- 400 gramas de biscoito de sal (cream cracker)
- sal, salsa e pimenta à gosto

Modo de fazer: frite na manteiga a cebola e o alho. Junte o bacon, vinagre, mostarda e os demais ingredientes. Misture tudo por cinco minutos, em fogo baixo



Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/ver_info_jornalfloripa.asp?NewsID=4579

2 comentários:

Fábio disse...

Poxa bacana isso, assim a gente economiza mesmo e não desperdiça. Muito bom pensar bem antes de sair comprando, e ainda tem uns sites por aí que vendem alimentos e bebidas com bons preços, é só se planejar com antecedência. Este aqui é bom, por exemplo: http://ma.quebarato.com.br/alimentos-e-bebidas+produtos.html

Flw, até mais!

Fábio disse...

Tem também esta sessão de Congelados e Frios que são coisas que sempre compramos para estas ocasiões, quebra bem o galho achar com bons preços...

Postar um comentário

Sonho se Faz na Cozinha Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino