Profiterole

segunda-feira, 8 de novembro de 2010




Profiterole é uma sobremesa muito popular na França e em grandes restaurantes mundo a fora, foi considerada uma iguaria real no século XVI. Graças a um pedido de Catarina de Médicis, soberana da França na época, um chef italiano criou a receita, que vem sendo aperfeiçoada ao longo dos tempos. Dizem que atualmente o profiterole está para a França, assim como o brigadeiro está para o Brasil.

A sobremesa profiterole é confeccionada com massa de Choux, uma massa pouco açucarada e recheada de cremes diversos, sendo que o recheio mais tradicional é o de creme de baunilha. Pode também ser servida com acompanhamento de sorvete e caldas doces.

3/4 de xícara de água
3/4 de xícara de manteiga
3/4 de xícara de farinha de trigo
pitada de sal
quanto baste de sorvete de creme

Coloque a água, a manteiga e o sal em uma panela até esquentar. Jogue a farinha e mexa até formar uma massa.
Coloque os ovos 1 a 1 (o primeiro, mexa, depois o segundo, mexa e depois o terceiro), sempre encorpando bem os ovos.
Em um saco de confeiteiro (ou saco resistente), com bico largo, faça bolinhas grandes em cima de uma assadeira forrada com papel manteiga.
Asse um forno a 200-220 °C, por 20 ou 25 minutos ( dourados e crocantes). Deixe esfriar.

Pode ser servido com sorvete de creme e calda.
Abra ao meio, coloque o sorvete, e por cima uma calda (de chocolate- 200 g de chocolate meio amargo picado(s) 1 lata(s) de creme de leite sem soro- ou de frutas - framboesa batido com um pouquinho de água.)

Sonho se Faz na Cozinha Copyright © 2009 Designed by Ipietoon Blogger Template for Bie Blogger Template Vector by DaPino